
Obras escritas por
Jorge Francisco Martins de Freitas
editor do Magazine O Leme
Clique nas imagens para saber
onde as comprar ou pedir emprestadas

Início Efemérides
EFEMÉRIDES
Aconteceu a 3 de abril de 1897
Nascimento do compositor alemão Johannes Brahms

A 3 de abril de 1897, morre, em Viena, o compositor alemão Johannes Brahms, figura incontornável do romantismo musical europeu do século XIX.
Havia nascido em Hamburgo, a 7 de maio de 1833.
Era filho de Johan Jacob, um contrabaixista que ganhava a vida a tocar para marinheiros em bares e tavernas do porto.
Quando faz sete anos de idade, o pai, que há muito se apercebera da propensão que o filho tinha para a música, solicita ao professor Otto Cossel que lhe dê lições de piano.
Aos 10 anos, Johannes dá o seu primeiro concerto público com interpretações de Beethoven e Mozart, começando a trabalhar ao lado do pai nos bares noturnos.
Durante o dia, tem aulas com Eduard Marxsen, regente da Filarmônica de Hamburgo que lhe fornece as primeiras noções de composição.
Com o violinista húngaro Eduard Reményi, realiza uma tournée pela Alemanha, onde contacta com Joseph Joachim (violinista que viria a ser um dos seus maiores amigos), com Liszt e com os Schumann.
Em 1853, Robert e Clara Schumann consideram-no um génio e recomendam aos seus editores as obras que este entretanto havia composto.
Em 1856, após a trágica morte de Schumann, consegue o emprego de mestre de capela do principado de Lippe-Detmold.
Em 1860, assina, juntamente com Joachim e outros dois músicos, um manifesto contra a chamada escola neo-alemã, de Liszt e Wagner. Esta conduta valeu-lhe ser considerado reacionário. O seu bom nome só seria recuperado no século XX através do ensaio de Schoenberg - Brahms, o Progressista.
Em 1863, obtém, em Viena, um emprego como diretor da Singakademie, desempenhando as funções de regente do coro e organizador de programas.
Um ano mais tarde, desiste deste trabalho para se dedicar inteiramente à composição, passando a viver unicamente da edição das suas obras e dos concertos e recitais que organizava.
Em 1868, com a estreia de Um Réquiem Alemã passa a ser considerado um grande compositor, sendo convidado a dirigir, em 1872, a instituição musical vienense Sociedade dos Amigos da Música, onde permanece até 1875.
Em 1876, estreia a sua Primeira Sinfonia, que constitui um grande sucesso, passando a ser considerado como sucessor de Beethoven.
Brahms continuou a obra de Schubert e contribuiu para a divulgação da música de Bach.
Em 1890, conclui o Quinteto de Cordas op. 111 e, no ano seguinte, escreve quatro obras-primas: duas Sonatas para Clarineta e Piano, o Trio para Clarineta, Cello e Piano, e o Quinteto para Clarineta e Cordas.
Ombreando com Beethoven e Bach, este compositor dedica a si mesmo, em 1896, a sua última obra, a coletânea Quatro Canções Sérias, como prenúncio da sua morte.
Leia também
MÚSICA
Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

TOPO