Portal > História > Datas Comemorativas > fevereiro                        

DATAS COMEMORATIVAS

FEVEREIRO

2 de fevereiro

Dia Mundial das Zonas Húmidas

A 2 de fevereiro de cada ano, comemora-se, desde 1975, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

«A Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, denominada Convenção de Ramsar é um tratado intergovernamental que estabelece o quadro de acção nacional e cooperação internacional para a conservação e utilização racional das zonas húmidas e dos seus recursos. Negociado na década de 1960 pelos países e organizações não-governamentais que estavam preocupados com a crescente perda e degradação de habitats de zonas húmidas para aves aquáticas migradoras, o tratado foi adoptado na cidade iraniana de Ramsar, a 2 de Fevereiro de 1971 e entrou em vigor em 1975. É o único tratado ambiental global que trata de um ecossistema particular, e os países membros da Convenção abrangem todas as regiões geográficas do planeta».

Traduzido do site em inglês da Convenção de Ramsar

4 de fevereiro

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Em todo Mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e 7,6 milhões morrem da doença. No entanto, 40% dos casos são potencialmente evitáveis. No encerramento da Cimeira Mundial Contra o Cancro, realizada em Paris, foi elaborado e assinado, a 4 de Fevereiro de 2000, um documento conhecido por Carta de Paris, com o objectivo de mobilizar esforços e investimentos internacionais no combate a esta doença, tendo essa data sido escolhida pela UICC – União Internacional Contra o Cancro para Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

11 de fevereiro

Dia Mundial do Doente

A 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Doente. Instituído pelo Papa João Paulo II, surgiu «ante a necessidade de assegurar a melhor assistência possível aos doentes».


14 de fevereiro

Dia de São Valentim

O Dia de São Valentim, (Valentine’s Day, em inglês) tem a sua origem num acontecimento ocorrido na segunda metade do século III na cidade de Terni, a 75 km de Roma. O Império Romano era governado, na altura, por Claudius II (268 – 270) que estava envolvido em diversas campanhas militares consideradas demasiado sangrentas, o que levou a dificuldades na recruta de novos soldados para as legiões romanas. Tendo o Imperador considerado que a razão destas dificuldades residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, proibiu todos os noivados e casamentos em Roma. Contrariando essa determinação, Valentim, bispo de Terni, continuou a casar jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias, ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de fevereiro de 270. Em 498, o Papa Gelasius santificou-o, passando o dia da sua morte a estar conotado com os apaixonados. As festividades em honra deste santo foram, pouco a pouco, substituindo as Lupercais, festa pagã da fertilidade que se realizava em meados de fevereiro. Durante a Idade Média, Valentim foi um dos santos mais populares na Inglaterra e na França. Vários países adoptaram este dia como feriado. É o caso da Inglaterra desde o século VII e dos Estados Unidos desde 1700. Em Portugal, a devoção a São Valentim é bastante limitada. Não conhecemos, por exemplo, nenhuma freguesia que tenha este santo como patrono. Já o mesmo não se pode dizer de outros países onde a popularidade do santo é evidente. Em França, por exemplo, existe, no coração de Champagne Berrichonne (departamento de l'Indre), uma localidade chamada Saint-Valentin [ver a fotografia ao lado]. As páginas web dedicadas àquela urbe são bastante curiosas por se assemelharem a um site dedicado ao dia dos namorados.

21 de fevereiro

Dia Internacional da Língua Materna

A 21 de fevereiro comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, tendo por objetivo a promoção da diversidade linguística e cultural e o plurilinguismo. Foi proclamado a 17 de novembro de 1999, durante a Conferência Geral da UNESCO, sendo celebrado desde fevereiro de 2000.

22 de fevereiro

Dia Europeu da Vítima de Crime

A 22 de fevereiro, assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime.