Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 17 de janeiro de 1964



Estreia, em Lisboa, o filme francês A Fúria de Maigret, com Jean Gabin

A 17 de janeiro de 1964, estreia em Lisboa, nos cinemas Condes e Roma, o filme francês “A Fúria de Maigret” [Maigret voit rouge], extraído de um romance de Georges Simenon.

SINOPSE

Uma noite, em Pigalle, o inspetor Lognon testemunha um tiroteio: os ocupantes de uma viatura Citroën DS disparam sobre um homem que tomba no chão. Enquanto Lognon telefona à polícia, o corpo desaparece levado por outro veículo. O inspetor Maigret, interpretado por Jean Gabin, toma conta deste caso e acaba por descobrir que os assassinos não são vulgares criminosos parisienses mas homicidas que vêm diretamente dos Estados Unidos.

Fonte 1: Diário Popular nº 7637, de 17-01-1964, 22º ano de publicação, p. 5
Fonte 2: Diário de Lisboa n.º 14759, de 17-01-1964, 43.º ano de publicação, p. 4

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Nos anos sessenta do século passado, filmes franceses e italianos enchiam as salas de cinema em Portugal, ombreando, em número de espetadores, com as superproduções norte-americanas.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO