Motor de Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Era notícia a 17 de janeiro de 1967



Problemas de trânsito em Portugal

Em 1967 apenas circulavam em Portugal meio milhão de veículos mas já se falava de inúmeros problemas de trânsito.

O Diário Popular de 17 de janeiro de 1967 escrevia que, em Lisboa, «é altura de solicitar que as projetadas remodelações do perfil da Avenida da República e a instalação de sinalização elétrica automática não sofram atrasos», recomendando, ainda, a abertura de passagens subterrâneas no Terreiro de Paço.

No resto do país, aquele jornal referencia as dificuldades sentidas nas grandes radiais de tráfego, nomeadamente a estrada Vila Real de Santo António - Montijo e Lisboa - Elvas.

Fonte: Diário Popular nº 8712, de 17-01-1967, 25º ano de publicação, pp. 1 e 13

Os problemas de trânsito não são, como se vê por este artigo, apenas dos nossos dias.

Por muitas obras rodoviárias que se realizem, há sempre muito tráfego. Estima-se que, só na capital portuguesa, entra, todos os dias, um número de viaturas superior à quantidade de carros que havia em circulação em 1967.

A única solução para este problema reside na utilização dos transportes públicos, em alternativa ao carro particular. Para o efeito, é necessário que a qualidade desses meios de transportes aumente significativamente, não só em abrangência territorial, como igualmente em rapidez, periocidade e conforto.