Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 20 de janeiro de 1961



Kennedy assume presidência dos E.U.A.

A 20 de janeiro de 1961, John Fitzgerald Kennedy presta juramento, em Washington, como 35.º Presidente dos Estados Unidos da América.

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Durante o seu governo, ocorre a invasão da Baía dos Porcos, a crise dos mísseis de Cuba, a construção do muro de Berlim, o início da corrida espacial, a consolidação do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e o início da Guerra do Vietnam.

O seu mandato termina tragicamente a 22 de Novembro de 1963, ao ser assassinado em Dallas.

Breve biografia

John Fitzgerald Kennedy, popularmente conhecido por JFK, nasceu em Brookline, a 29 de maio de 1917.

Era filho de Joseph P. Kennedy, empresário que exerceu o cargo de embaixador americano no Reino Unido e de Rose Fitzgerald, filha mais velha de John Fitzgerald, deputado e presidente da câmara de Boston.

John, o segundo a nascer entre os nove filhos deste casal, ficaria conhecido pela sua liderança como comandante do barco PT-109 durante a Segunda Guerra Mundial, o que lhe trouxe a popularidade necessária para encetar uma carreira na política.

O primeiro cargo que exerceu foi o de representante do Estado de Massachusetts na Câmara dos Deputados, de 1947 até 1953, a que se seguiu um mandato como Senador, de 1953 até ser eleito, em 1961, presidente dos Estados Unidos, com apenas 43 anos de idade.

Leia também

BIOGRAFIAS

Estamos a reunir, num único local, Biografias de personalidades que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efeméridess.




TOPO