Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 22 de janeiro de 1961



Assalto ao Santa Maria

Na madrugada de 22 de janeiro de 1961, o paquete português Santa Maria, da Companhia Colonial de Navegação, quando navegava em águas internacionais das Caraíbas, é tomado de assalto por um comando do Diretório Revolucionário Ibérico de Libertação.

Esta operação, capitaneada por Henrique Galvão, delegado plenipotenciário do general Humberto Delgado, pretendia ser um rastilho para um levantamento insurrecional contra as ditaduras ibéricas de Salazar e Franco.

Apenas a 24 de Janeiro, os jornais portugueses, condicionados pela censura prévia, referenciaram este assalto.

Fonte: Diário de Lisboa nº 13691, de 24-01-1961, pp. 1 e 12

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Este episódio, que abalou profundamente os alicerces do regime do Estado Novo por ter chamado a atenção internacional para a ditadura existente em Portugal, constituiu o primeiro sequestro de um transatlântico da história contemporânea, introduzindo a prática, com fins políticos, de atos semelhantes em navios e aviões.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.






TOPO