Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 22 de janeiro de 1943



Nascimento da atriz brasileira Marília Pêra

A 22 de janeiro de 1943, nasce, no Rio de Janeiro, a atriz, cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa, Marília Soares Pêra.

Surge pela primeira vez em cena quando ainda era bebé, fazendo figuração numa peça teatral.

Aos quatro anos de idade, atua com os pais no espetáculo Medeia.

Dos 14 aos 21 anos, atua como bailarina e participa de musicais e revistas, entre eles, Minha Querida Lady.

Ao longo da sua carreira, participou em 66 peças teatrais (algumas delas como diretora) e entrou em 29 filmes e 38 novelas, para além de minisséries e programas de televisão.

Deu vida a muitas dezenas de personagens, incluindo algumas do escritor português Eça de Queirós: foi Juliana Couceiro Tavira em O Primo Basílio e Maria Monforte, em Os Maias.

Recebeu dezenas de prémios pela sua carreira, dos quais destacamos Prémio Qualidade Brasil de Melhor Atriz pela sua atuação em Mademoiselle Channel e Prémio Arte Qualidade Brasil de Melhor Atriz Teatral Musical por atuação em A Gloriosa.

Um dos últimos trabalhos da atriz foi a sua participação na série Pé na Cova, da TV Globo, onde interpretava a personagem Darlene.

Faleceu no Rio de Janeiro, a 5 de dezembro de 2015.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.






TOPO