Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 31 de janeiro de 1964



Estreia no cinema Condes o filme português Aqui Há Fantasmas

A 31 de janeiro de 1964, estreia, no cinema Condes, o filme português Aqui há fantasmas, baseado numa farsa em dois atos da autoria de Jorge de Sousa, pseudónimo de Henrique Santana.

Numa altura em que em Portugal já se rodavam filmes a cores, o anúncio a esta película, inserido no Diário Popular de 31 de janeiro de 1964, ironizava, dizendo que o filme tinha sido produzido a duas cores: a preto e branco!

Participaram nesta película, entre outros, Henrique Santana, Carmen Mendes, Humberto Madeira, António Silva, Ribeirinho e Eugénio Salvador.

Fonte 1: Diário Popular n.º 7651, de 31-01-1964, 22.º ano de publicação, p. 5
Fonte 2: Diário de Liaboa n.º 14773, de 31-01-1964, 43.º ano de publicação, p. 3

SINOPSE

Consta que uma casa senhorial está assombrada. Então, o Professor Hermes decide fazer uma experiência em que anda a magicar há muito tempo: testar a pílula da coragem. Escolhe um pobre diabo, o Chichas, para cobaia, e promete-lhe 150 contos em troca de ele passar lá a noite. Leva o Chichas e uma enfermeira para a casa assombrada e pede a um colega que se disfarce de fantasma para assustar o homem. Só que há outros fantasmas lá em casa.

OUTRAS ENCENAÇÕES DESTA PEÇA

Diversos grupos de teatro têm representado esta comédia de Henrique Santana. No lado direito da imagem, apresentamos o cartaz da encenação levada a cabo pelo Teatro Fundo de Cena.

Em 1985, uma versão televisiva desta peça, dirigida por Pedro Martins e encenada pelo próprio autor, foi transmitida pela RTP.