Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 1 de fevereiro de 1901



Nascimento do ator norte-americano Clark Gable

A 1 de fevereiro de 1901, nasce, em Cadiz, Ohio, o ator norte-americano Clark Gable.

Ao longo da sua carreira de 30 anos, Gable entrou em 67 filmes, para além de figurações em algumas películas da época do cinema mudo.

Foi nomeado pelo Instituto Americano do Cinema a sétima maior estrela masculina do cinema de todos os tempos.

Filho do fazendeiro e perfurador de petróleo William Henry Gable e de Adeline Hepshelman, descendente de alemães e irlandeses, frequenta a Grade School e, posteriormente, a Edinburg High School.

Abandona os estudos aos dezasseis anos, para trabalhar numa fábrica de pneus, a B. F. Goodrich, em Akron. É neste local que tem o seu primeiro contacto com o mundo da epresentação, ao assistir à peça The Bird of Paradise. Imediatamente, decide que queria ser ator mas, o mais que consegue, é um pequeno trabalho, à noite, como “moço de recados”.

Aos 21 anos, tendo herdado do avô 300 dólares, decide ir viver para Kansas City, local onde entra para uma companhia de teatro ambulante. Como esta se dissolveu passados dois meses, decide ir para Oregon, onde recebe lições de canto enquanto trabalha para um jornal de Portland e para uma companhia telefónica.

Nesta época da sua vida, conhece a ex-actriz Josephine Dillon, 14 anos mais velha que ele, que lhe ensina entoação, postura e representação, para além de pagar o arranjo dos seus dentes e cuidar do estilo do seu cabelo, aspetos que em muito contribuíram para o sucesso da sua carreira cinematográfica.

Gable acompanha Josephine quando esta se desloca para Hollywood, acabando por por se casar com ela.

Consegue aí, graças à influência de Josephine, a participação como figurante em filmes e séries.

Estava lançado em Hollywood: de figurante rapidamente ascende a ator principal, tendo a sua participação em Gone With the Wind (E tudo o vento Levou, na versão portuguesa), constituído o seu mais conhecido êxito.

Com grande pena dos seus inúmeros apreciadores, a 16 de novembro de 1960, ocorre, em Los Angeles, Califórnia, o seu desaparecimento físico, mas, os filmes em que interveio ao longo da sua carreira cinematográfica tornam-no imortal para as gerações vindouras.