Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de fevereiro de 1608



Nascimento de Padre António Vieira

A 6 de fevereiro de 1608, nasce, em Lisboa, o escritor Padre António Vieira.

Levado por seu pai para o Brasil com apenas dois anos de idade, aí estuda e opta por uma vida de missionário na Companhia de Jesus.

Considerado uma das mais influentes personalidades do século XVII no campo da política e da oratória, destaca-se como missionário no Brasil, defendendo acerrimamente os direitos humanos dos mais desfavorecidos, nomeadamente dos povos indígenas por ele evangelizados.

Pugna pela abolição da escravatura e da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais).

No seu regresso a Lisboa, critica severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição, o que lhe traz sérios problemas. A sua proximidade com a corte portuguesa e a admiração que o papa de então tinha por Vieira, livram-no de ser julgado pelo Tribunal da Inquisição.

De volta ao Brasil, continua com o seu papel de evangelizador, tendo falecido em Salvador, a 18 de julho de 1697, com 89 anos de idade.

Excelente orador, enriqueceu a língua portuguesa com inúmeros textos argumentativos e discursivos, dos quais destacamos o Sermão da Sexagésima e o Sermão de Santo António aos Peixes.

Leia também

LITERATURA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Literatura que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO