Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 7 de fevereiro de 1812



Nascimento do escritor inglês Charles Dickens

A 7 de fevereiro de 1812, nasce, em Portsmouth, o escritor inglês Charles John Huffam Dickens, autor, entre outros, dos conhecidos romances Oliver Twist (1837-1839) e David Copperfield (1849-1850).

Na sua infância, Charles frequenta, durante três anos, uma escola particular e aprende, com a mãe, latim e a expressar-se corretamente em inglês. Na biblioteca de sua casa, lê, avidamente, obras de Tobias Smollett, Henry Fielding Daniel Defoe e Goldsmith, para além dos clássicos Dom Quixote e As Mil e uma noites, que haveriam de moldar a sua escrita.

Infelizmente, a situação económica da sua família piora a ponto do seu pai ser preso por dívidas. Com dez anos de idade, a família muda-se para um bairro barato de Londres e são obrigados a vender os livros que tanto o encantavam.

Quando atinge 12 anos de idade, a sua mãe, para fazer face às despesas familiares, põe-no a trabalhar na empresa Warren’s que produzia graxa para sapatos.

As dificuldades por que passa nesta fase da sua vida e o contacto com as classes londrinas mais desfavorecidas, serviriam, posteriormente, de tema para a maioria dos seus romances e contos.

Alguns anos maios tarde, a situação financeira da família melhora mas a mãe não o retira logo da fábrica, que pertencia a um amigo.

Em adulto, graças aos conhecimentos adquiridos na sua infância, envereda por um carreira de jornalista, iniciando a escrita das suas primeiras obras.