Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Era sugerido a 8 de fevereiro de 1985



Colónias humanas em Marte e na Lua poderão estar para breve

O Diário de Lisboa de 8 de fevereiro de 1985 insere um artigo comunicando que cientistas norte-americanos previam, para dentro de poucos anos, a instalação de colónias humanas em Marte e na Lua, desde que os progressos económicos e técnicos continuassem ao ritmo de então.

Thomas O. Paine, diretor das primeiras viagens em naves tripuladas por homens para a Lua, nos finais dos anos 60 e princípio dos anos 70 do século passado, previa a realização, com êxito, de uma expedição soviética pouco depois de 1995, seguida, entre 2005 e 2015, de uma missão norte-americana tendo por objetivo as luas de Marte.

A estas expedições seguir-se-ia a instalação de vários milhares de pessoas no planeta vermelho, onde nasceria, entre 2035 e 2045, o primeiro bebé extraterrestre.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 21680, de 08-02-1985, 64.º ano de publicação, p. 11

Desde os anos sessenta do século passado, os EUA e a URSS vinham disputando a primazia tecnológica das viagens pelo espaço.

A extinção da União Soviética em 1991 e a degradação da conjuntura económica mundial levaram à canalização dos recursos outrora dedicados às viagens interplanetárias para projetos menos ambiciosos mas mais importantes paro o dia-a-dia do comum cidadão: lançamento e gestão de satélites que permitem, entre muitas outras mais-valias tecnológicas, comunicações audiovisuais globais, previsões meteorológicas, eficientes levantamentos topográficos e sistemas de navegação terrestre.

De vez em quando, a comunicação social fala do regresso à Lua e na ida a Marte mas debate muito mais a preservação ambiental do nosso planeta e a melhoria das condições socioeconómicas dos seres humanos.