Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 18 de fevereiro de 1978



Última homenagem a 32 vítimas do Tarrafal

Ao abrigo do Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936, o Governo português do Estado Novo criou, no concelho do Tarrafal, ilha de Santiago, Cabo Verde, uma colónia penal para onde enviava os opositores ao regime.

Fonte: Decreto-Lei n.º 26 539, de 23 de Abril de 1936

Muitos acabaram por parecer ali, devido às condições desumanas em que eram obrigados a viver e à tortura a que foram submetidos.

Quatro anos depois da implantação da democracia em Portugal, foram enviados para Lisboa os restos mortais de 32 dessas vítimas.

O País prestou-lhes uma última homenagem na Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde os restos mortais destes lutadores pela liberdade estiveram durante dois dias em camara ardente.

Por ali passaram inúmeros anónimos e destacadas personalidades da vida política portuguesa, nomeadamente Mário Soares, que sofrera, em 1968, uma deportação para São Tomé, onde era permanentemente vigiado por tês elementoas da PIDE.

Após esta homenagem, na tarde do dia 18 de fevereiro de 1978, as 32 urnas, cobertas por milhares de flores, foram conduzidas ao cemitério do Alto de São João, onde lhes foi atribuída uma última morada digna, já que tão cedo desta vida foram ceifados apenas porque ambicionavam um regime democrático para o seu país.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 19585, de 18-02-1978, 57.º ano de publicação, pp. 1 e 11

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO