Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 20 de fevereiro de 1962



John Glenn é o primeiro cosmonauta americano a fazer um voo orbitral

Às 14 horas e 47 minutos1 (T.M.G.)2 do dia 20 de fevereiro de 1962, é lançado, de Cabo Canaveral, um foguetão «Atlas» tendo no topo uma cápsula espacial denominada «Amizade 7».

No seu interior, segue o astronauta John Glenn, que ficará na História como o primeiro norte-americano a realizar um voo orbital.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 14077 de 20-02-1962, 41.º ano de publicação, pp. 1 e 16

LEIA, NAS DEVIDAS CONDIÇÕES, O DIÁRIO DE LISBOA

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), após ter entrado no site do Diário de Lisboa, clique no canto superior direito do ecrã e escolha a opção Site para computador.

1 Em Cabo Canaveral eram menos 5 horas.

2 T.M.G. significa “Tempo Médio de Greenwich”, um bairro na parte sudeste de Londres, onde se situa o Observatório Real e a partir do qual foi definido o Meridiano de Greenwich, cuja longitude é, por definição, 0º 0' 0" E/W.

No dia 1 de janeiro de 1972, o T.M.G. foi substituído pelo UTC - Coordinated Universal Time (Tempo Universal Coordenado) que corresponde à hora de inverno de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira e à hora de verão do Arquipélago dos Açores.

Leia também

HISTÓRIA DA CONQUISTA DO ESPAÇO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre a História da Conquista do Espaço que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO