Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 28 de fevereiro de 1904



Fundação do Sport Lisboa e Benfica

Na origem do Sport Lisboa e Benfica estão dois clubes: o Sport Lisboa, fundado a 28 de fevereiro de 1904 e o Sport Clube de Benfica, fundado a 26 de julho de 1906.

Embora a união destes dois clubes apenas tenha ocorrido a 4 de setembro de 1908, o 28 de Fevereiro de 1904 é considerado o dia da fundação do Benfica, por ser esta a data da constituição do clube mais antigo que esteve na sua génese.

CURIOSIDADES DOS PRIMEIROS TEMPOS DO BENFICA

Cosme Damião acumulava as funções de principal dirigente do Benfica com as de jogador, capitão, treinador e secretário.

Eram utilizadas redes de pesca para as balizas e estas montavam-se e desmontavam-se no final de cada jogo.

Terminado o jogo, como as equipas precisavam de tomar banho, um moço retirava água de um poço com um balde e despejava-a sobre a cabeça dos jogadores.

O Sport Lisboa criou o hábito de oferecer lanches aos adversários. Existem documentos contabilísticos dessas despesas, incluindo um deles gastos com 4,5 litros de vinho e 36 sanduíches.

Cosme Damião, recorria à Casa Pia para recrutar alguns alunos para jogarem no Sport Lisboa. Como recompensa, apenas lhes pagava as passagens do elétrico ou do comboio embora, de tempos a tempos, lhes oferecesse uns pratinhos de iscas com batatas.

O Sport Lisboa (e mais tarde, aquando da fusão, também o Benfica), usava na sua bandeira o vermelho e o branco, simbolizando, respetivamente, a bravura e a paz e como símbolo do clube uma águia, personificando a elevação das aspirações do clube, tendo, por debaixo, a frase latina "E Pluribus Unum", que significa “um entre (ou dentre) muitos”.

Leia também

HISTÓRIA DO DESPORTO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre a História do Desporto que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO