Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 11 de março de 1943



Morte de Maria José de Bragança, Duquesa na Baviera

Maria José de Bragança, Duquesa na Baviera, era filha do rei português D. Miguel I, sobrinha do imperador D. Pedro I do Brasil, cunhada da imperatriz "Sissi" da Áustria e trisavó do atual rei da Bélgica.

Maria José Beatriz Joana Eulália Leopoldina Adelaide Isabel Carolina Micaela Rafaela Gabriela Francisca de Assis e de Paula Inês Sofia Joaquina Teresa Benedita Bernardina de Bragança, Duquesa na Baviera, faleceu, em Viana de Áustria, a 11 de março de 1943, com a idade de 85 anos.

Havia nascido a 19 de março de 1857, no Castelo de Bronnbach.

Era a quarta filha do rei português D. Miguel I. Tanto ela como os seus irmãos nasceram quando o pai já se encontrava exilado na Alemanha por, no decorrer das Guerras Liberais, ter sido deposto do trono e banido de Portugal através da assinatura da Convenção de Évoramonte. A sua mãe era a princesa Adelaide de Löwenstein-Wertheim-Rosenberg.

A 29 de abril de 1874, casou-se, em Kleinheubach, com Carlos Teodoro, Duque na Baviera e irmão de “Sissi”, imperatriz da Áustria.

Carlos Teodoro tinha mais 18 anos que Maria José e já fora anteriormente consorciado com a princesa Sofia da Saxónia, filha do rei João I daquele reino, com quem havia tido uma criança a que pusera o nome de Amália Maria.

Apesar da diferença de idades, Maria José foi, aparentemente, muito feliz com este casamento, tendo ficado encantada com a faceta cultural do marido, com o seu talento para a música e com a sua bondade, pois, na qualidade de renomado médico oftalmológico, atendia gratuitamente muitas pessoas de fracos recursos. As muitas clínicas oftalmológicas por ele criadas permanecem, ainda hoje, em atividade.

Maria José conseguiu adaptar-se bem à mentalidade da família do seu marido, que aliava um romantismo inato a uma certa excentricidade.

Deu aos seus filhos uma excelente educação, procurando que estes pautassem os seus comportamentos pelos bons costumes da sociedade em que se inseriam.

A sua filha Isabel casou-se com Alberto I da Bélgica, pelo que é trisavó do atual rei daquele país.

Encontra-se sepultada em Tegernsee (Baviera), na cripta de St. Quirinuskirch.

Leia também

DESCENDENTES DA DINASTIA DE BRAGANÇA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre a descendência da Dinastia de Bragança que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO