Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 14 de março de 1932



Inauguração do Túnel da Trindade à Boavista e da linha férrea da Senhora da Hora à Trofa

A 14 de março de 1932, o Chefe do Estado inaugura o Túnel da Trindade à Boaviata:

«No pequeno comboio que conduziu os visitantes, tomaram lugar, além do sr. Presidente da República [general António Óscar de Fragoso Carmona], o chefe do governo, os ministros do Interior, da Marinha e do Comércio, o embaixador de Espanha, o conselheiro da embaixada D. Julio Prieto, o adido militar espanhol sr. Coronel D. José Ascensio, o cônsul de Espanha no Porto, o comandante da 1.ª Região Militar, representantes de todas as companhias ferroviárias e outros convidados.

À saída do túnel, numerosas senhoras lançaram flores sobre o general Carmona, que dava a direita, na pequena vagoneta, à esposa do engenheiro Spratley».

Mais tarde, às 14 e 30, «o Presidente da República e a sua comitiva […] embarcaram para inaugurar a linha férrea da Senhora da Hora à Trofa».

Fonte: Diário de Lisboa n.º 3353, de 14-03-1932, 11º ano de publicação, p. 5

Clique no logotipo do Diário de Lisboa para aceder à edição online desse dia.

Se estiver a usar um smartphone, depois de aceder ao jornal, clique no menu existente no canto superior direito do ecrã e escolha a opção SITE PARA COMPUTADOR. Se seguir estes passos, poderá ler este jornal nas devidas condições, ampliando o texto das notícias.

Leia também

ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Engenharia, Arquitetura e Urbanismo que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO