Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 15 de março de 1957



Nascimento do ator português Joaquim de Almeida

A 15 de março de 1957, nasce, em Lisboa, o ator luso-americano Joaquim de Almeida.

Oriundo de uma família ligada ao ramo farmacêutico (o seu avô foi o fundador dos laboratórios JABA), tem uma adolescência marcada pela expulsão de diversos liceus de Lisboa devido ao seu comportamento indisciplinado.

Quando se dá o 25 de Abril, a Escola de Teatro do Conservatório Nacional que frequentava há dois anos encerra, levando-o a emigrar para a Áustria, a fim de continuar os seus estudos.

Para suprir as despesas neste país, trabalha como jardineiro na Embaixada do Zaire, começando a namorar Andrea Nemetz, secretária do embaixador, com quem se casaria mais tarde.

Quando Andrea recebe, em 1976, uma bolsa para estudar piano nos Estados Unidos, Joaquim de Almeida acompanha-a.

Neste país, frequenta o Lee Strasberg Theatre and Film Institute, ao mesmo tempo que trabalha num bar frequentado por mafiosos, ambiente que o ajudará, mais tarde, a interpretar na perfeição papéis de duro em filmes como Desperado, de Robert Rodriguez.

Embora se tenha naturalizado norte-americano, participa em diversos filmes portugueses como Capitães de Abril, Um Tiro no Escuro, Os Imortais, Call Girl e Contraluz.

Joaquim de Almeida domina seis idiomas, o que lhe tem permitido desempenhar papéis em diversos países.

Tem participado, igualmente, em diversas séries televisivas e emprestado a sua voz para filmes de animação.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO