Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 17 de março de 1939



Assinatura do Pacto Ibérico

A 17 de março de 1939, é assinado, em Lisboa, o Pacto Ibérico, um tratado de amizade e não-agressão entre Portugal e Espanha.

Foram subscritores deste tratado, por parte de Portugal, António de Oliveira Salazar, que acumulava as funções de chefe do Governo e de Ministro dos Negócios estrangeiros e, por parte de Espanha, o embaixador Don Nicolás Franco, irmão de Francisco Franco.

Fonte: Diário de Lisboa nº 5861, de 18 de março de 1939, 18º ano de publicação, p. 1

Clique no logotipo do Diário de Lisboa para aceder à edição online desse dia.

Se estiver a usar um smartphone, depois de aceder ao jornal, clique no menu existente no canto superior direito do ecrã e escolha a opção SITE PARA COMPUTADOR. Se seguir estes passos, poderá ler este jornal nas devidas condições, ampliando o texto das notícias.

Don Nicolás Franco foi um dos principais instigadores do golpe de estado de 17 e 18 de Julho de 1936, que haveria de dar início à chamada Guerra Civil Espanhola.

Como embaixador em Lisboa, Nicolás obteve, da parte de Salazar, ajuda material para o Movimento Nacional liderado por Francisco Franco assim como a sua colaboração para a detenção de republicanos que atravessassem a fronteira entre os dois países ibéricos.

Na altura da assinatura deste tratado, o conflito estava prestes a terminar: a 1 de Abril de 1939, com a vitória dos autodenominados nacionalistas ou Movimiento Nacional, Franco passou a desempenhar as funções de Regente do Reino, proclamando-se Caudilho de Espanha pela graça de Deus.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO