Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 21 de março de 1846



Nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 21 de março de 1846, nasce, em Lisboa, Rafael Augusto Bordalo Pinheiro, um multifacetado artista que se distinguiu como desenhador, ilustrador, aguarelista, decorador, caricaturista e ceramista, tendo sido, igualmente, o precursor do cartaz artístico em Portugal.

Como caricaturista, a ele se deve a figura do Zé Povinho, que, durante dezenas de anos, foi considerada o símbolo do povo português.

Nasceu no seio de uma família de artistas que o motivaram para o mundo das artes, assim como ao seu irmão Columbano Bordalo Pinheiro, que viria a tornar-se um pintor de reconhecido mérito.

Estudou desenho de arquitetura civil, desenho antigo e modelo vivo na Academia de Belas Artes. Frequentou, igualmente, o Curso Superior de Letras e a Escola de Arte Dramática, com o intuito de se tornar um ator, tendo, posteriormente, desistido dessa carreira.

Chefiou o setor artístico da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, tendo renovado a cerâmica caldense.

Faleceu a 23 de janeiro de 1905, tendo deixado um notável legado: peças de cerâmica, litografias, folhetos de anúncios e milhares de desenhos em livros, almanaques e revistas nacionais e estrangeiras.

Fonte: Occidente nº 939, de 30-01-1905, 28º ano de publicação, XXVIII.º volume

Alguna trabalhos deste artista


caricatura com o Zé Povinho


caricatura com o Zé Povinho


cerâmica: Queres Fiado?... ora toma!


A Retórica Parlamentar: o grande Papagaio




TOPO