Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 25 de março de 1957



Assinatura do Tratado de Roma

A 25 de março de 1957, a Alemanha Ocidental, a Bélgica, a França, a Holanda, a Itália e o Luxemburgo assinam o Tratado de Roma, instituindo a Comunidade Económica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia da Energia Atómica (Euratom).

A 25 de março de 2017, por ocasião da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, os dirigentes de 27 Estados-Membros da União Europeia, do Conselho Europeu, do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia subscreveram uma declaração da qual se transcreve a seguinte passagem:

«Queremos, nos próximos dez anos, uma União que seja segura e protegida, próspera, competitiva, sustentável e socialmente responsável, com a vontade e a capacidade de desempenhar um papel fundamental no mundo e de moldar a globalização. Queremos uma União onde os cidadãos tenham novas oportunidades de desenvolvimento cultural e social e de crescimento económico. Queremos uma União que continue aberta aos países europeus que respeitem os nossos valores e estejam empenhados em promovê-los.»

Tratados que instituiram a Comunidade Europeia - PDF

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO