Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 29 de março de 1809



Desastre da Ponte das Barcas

A 29 de março de 1809, aquando da segunda invasão francesa, o marechal Soult consegue entrar com as sua tropas na cidade do Porto.

Receando pela sua vida, milhares de pessoas tentam atravessar, ao mesmo tempo, uma ponte construída sobre barcas no rio Douro.

Alguns historiadores referem que a denominada Ponte das Barcas cedeu porque não conseguiu suportar o peso de tanta gente; outros historiadores afirmam que, alguém, para dificultar o avanço das tropas francesas, havia mandado destapar os acessos às barcas, criando buracos de difícil ultrapassagem pela população em fuga, que acabaria por cair à água empurrada pelos que vinham atrás.

Quatro mil pessoas perdem a vida neste acidente.

Um memorial projetado pelo arquiteto Souto Moura recorda este acontecimento no local onde ocorreu.

A imagem por nós colorida que acompanha o início deste artigo é da autoria de Joseph James Forrester (1809-1861), um empresário inglês radicado em Portugal que nos deixou diversos desenhos e aguarelas sobre a cidade do Porto. Nela é visível a Ponte das Barcas, recuperada após a tragédia. Seria desativada em 1843, aquando da inauguração da Ponte Pensil.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO