Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de abril de 1957



Notícia de 1.ª página em 1957: um gato morreu de saudade por uma cadela!

O Diário Popular de 6 de abril de 1957 inseria, no topo da primeira página, ao lado de uma fotografia do general alemão Speidel, que acabara de assumir a chefia das forças da NATO, a seguinte notícia:

«Múrcia, 6 - Um gato morreu de desgosto sobre a cova onde estava enterrada uma cadelita de que era inseparável. Depois de esta morrer, o gato recusou-se a comer e, passada uma semana, foram encontrá-lo morto em cima do coval da sua companheira. Esta triste história, que desmente a conhecida hostilidade das duas espécies, é contada por toda a imprensa espanhola.»

Fonte: Diário Popular n.º 5207, de 06-04-1957, p. 1

Sentimos normalmente grande afeição por estas duas espécies de animais mas será que esta história, apesar de nos tocar profundamente, merecia um destaque tão grande? Não ficaria melhor no suplemento "Sábado Popular" desse dia, onde normalmente se inseriam, para além de curiosidades e passatempos, este tipo de notícias? Desconhecemos o que levou os responsáveis pelo jornal a incluí-la na primeira página; podemos, no entanto, levantar algumas hipóteses.

Por um lado, há que considerar que, devido à censura imposta por Salazar, as notícias mais relevantes nem sempre podiam ser publicadas, nomeadamente as relacionadas com a verdadeira situação económico-social do país, e era necessário substituí-las por outros assuntos.

Por outro lado, talvez esta notícia mereça, de facto, o destaque que lhe foi dado, pois, ao enaltecer a sã convivência entre animais tradicionalmente hostis, poderia servir de exemplo a alguns seres humanos que hostilizam outros (que até são da mesma espécie !) baseando-se em ignóbeis preconceitos raciais e xenófobos.


Leia também

ANIMAIS DE COMPANHIA
histórias comoventes

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Animais de Companhia que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO