Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 15 de abril de 1902



Nascimento do jornalista português Fernando Pessa

A 15 de abril de 1902, nasce, na freguesia de Vera Cruz, em Aveiro, Fernando Luís de Oliveira Pessa, um dos mais famosos jornalistas do século XX em Portugal..

Era filho do médico militar Adriano Luís de Oliveira Pessa e de sua esposa Maria Betânia Catela de Miranda Pinto.

Vive até aos dois anos na cidade em que nasceu.

Frequenta Instrução Primária em Penela.

Faz o Exame da 4.ª Classe em Coimbra, cidade onde passa a viver.

Após ter ali concluído os Estudos Secundários, procura ingressar na carreira militar como oficial de Cavalaria, através da frequência da Escola de Guerra. Havia, porém, oficiais em excesso e apenas quem frequentasse o Colégio Militar em Lisboa poderia ser admitido.

Passa, então, a trabalhar numa companhia de seguros e, posteriormente, numa instituição bancária.

Em 1926, parte para o Brasil, passando a exercer funções administrativas numa outra companhia de Seguros.

Em 1934, regressa a Portugal, onde se candidata, como locutor, aos quadros da Emissora Nacional, tendo ficado em primeiro lugar.

Fernando Pessa sempre afirmou, com o seu habitual humor, que havia conseguido entrar naquela emissora do Estado “sem cunhas”…

Inicia, assim, uma carreira que nunca imaginara seguir, mas que iria pautar toda a sua centenária vida.

Poucos dias após ter entrado na Emissora Nacional, realiza a sua primeira reportagem: a cobertura de um festival de acrobacia área no local onde hoje se localiza a cidade de Amadora.

Em 1938, é convidado para trabalhar na BBC, em Londres, na altura a mais prestigiada emissora de Rádio a nível mundial.

Começa por exercer funções na seção brasileira, expressando-se com o “sotaque” que havia adquirido durante a sua permanência naquele país de língua portuguesa. Mais tarde, passa para a seção portuguesa daquela emissora, notabilizando-se como locutor e correspondente durante a segunda Grande Guerra.

As notícias por si lidas aos microfones da BBC são atentamente escutadas em Portugal, em virtude da censura imposta por Salazar restringir a liberdade de comunicação na imprensa e na rádio.

A popularidade de Fernando Pessa cada vez se acentua mais, ajudada pelo tom inconfundível da sua voz.

Durante a estadia em Londres conhece a sua futura esposa, Simone Alice Roufier, uma brasileira de ascendência inglesa e norte-americana, com quem se casa em 1947, aquando do seu regresso a Portugal.

Tenta integrar novamente os quadros da Emissora Nacional, mas o regime do Estado Novo não o permite, sendo obrigado a dedicar-se novamente ao ramo dos seguros.

A sua voz continua, no entanto, a ser ouvida e apreciada pelos portugueses, em virtude de fazer a dobragem de filmes e docomentários, nomeadamente, até 1969, a versão nacional de Les Actualités Françaises, que era projetada na maioria dos cinemas nacionais antes do início da projeção do filme em cartaz. Refira-se, a propósito, que, além deste complemento, havia sempre também um desenho animado a cores, recebido com o maior entusiamo pelo público.

A 7 de março de 1957, realiza, na Feira Popular de Lisboa, a primeira emissão em direto da RTP, mas só entra para os quadros desta emissora de televisão a 1 de Janeiro de 1976, já com 74 anos, tendo ficado célebre a expressão com que terminava as suas reportagens televisivas: E esta, hein?!

Reforma-se, em 1996, com 93 anos de idade.

Morre, a 29 de abril de 2002, poucos dias após ter completado cem anos de idade.

Apesar de já ter falecido quase há duas décadas, continua a ser considerado uma referência incontornável por todos os jovens candidatos a um lugar na Comunicação Social.

Homenagens e distinções

• Prémio da Imprensa, 1982
• Prémio Carreira, 1992
• Prémio Bordalo, 1994
• Comendador da Ordem do Infante D. Hemrique, 1981
• Grande-Oficial da Ordem do Mérito, 1991
• Medalha de Serviços Distintos
• Medalha Naval de Vasco da Gama
• Membro Honorário da Ordem do Império Britânico
• Atribuído o seu nome a um jardim e a um auditório em Lisboa

Leia também

JORNALISMO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Jornalismo que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Um Dia Com… Fernando Pessa




TOPO