A 17 de abril de 1952, na Assembleia Nacional, nome pelo qual era designada a Assembleia da República na época do Estado Novo, o deputado Miguel Bastos chama a atenção para a forma «deficiente, incómoda e até perigosa, como se faz o transporte de passageiros entre Lisboa e o Barreiro:
[…] O número de barcos em serviço, em 1930, era de 4, os mesmos de hoje; e a sua lotação, que era de 3 060 passageiros, em 1930, foi apenas aumentada para 3 338. Resultado: é normal fazer-se a viagem em pé, e, nos dias de mau tempo, mais de metade dos passageiros vê-se obrigado a fazê-la fustigado pelo vento e pela chuva, porque é reduzido o espaço coberto […]»
Fonte: Diário de Lisboa n.º 10552, de 17-04-1952, pp. 1 e 6
Título: Começou hoje na Assembleia Nacional o debate sobre o uso de Automóveis do Estado
Subtítulo: Os transportes para o Barreiro
Atualmente, os transportes fluviais entre as duas margens do rio Tejo melhoraram substancialmente na região de Lisboa.
Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Transportes que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.