Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 25 de abril de 1974



Revoluçáo dos Cravos

A 25 de abril de 1974, ocorre a Revolução dos Cravos, levada a cabo pelo Movimento das Forças Armadas, que põe termo, em Portugal, ao regime ditatorial do Estado Novo.

O Movimento das Forças Armadas (MFA) era constituído, na sua maior parte, por capitães que tinham participado na Guerra colonial, sendo apoiado por oficiais milicianos.

Em Lisboa, as colunas militares dos revoltosos foram recebidas apoteoticamente pela população que lhes ofereceu cravos vermelhos.

A reação do governo vigente foi praticamente nula havendo apenas a lamentar, em Lisboa, quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos, atingidos pelas balas da Direção Geral de Segurança, polícia política ao serviço do regime do Estado Novo.

Notabilizaram-se nesta ação as forças capitaneadas por Salgueiro Maia, que ocuparam o Terreiro do Paço e, posteriormente, cercaram o Convento do Carmo onde o presidente do conselho Marcelo Caetano se havia refugiado, com os seus mais diretos colaboradores.

Tendo compreendido que já não governava, Marcelo Caetano solicita a presença do General Spínola a quem se rende.

Estava, assim, aberto o caminho para a introdução de um regime democrático em Portugal.

Imagem: Ilustração do pintor Carlos Alberto Santos (1933-2016)

Fonte: Diário de Lisboa n.º 18439 de 25 de abril de 1974.

Leitura da notícia original

Clique no logótipo a seguir inserido para aceder ao Diário de Lisboa de 25 de abril de 974.


Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), depois de aceder ao Diário de Lisboa, prossiga com os seguintes passos:

    • Clique em no canto superior direito e
    • escolha a opção Site para computador.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Ligações externas




TOPO