Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 7 de maio de 1833



Nascimento do compositor alemão Johannes Brahms

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 7 de maio de 1833, nasce, em Hamburgo, o compositor alemão Johannes Brahms, figura incontornável do romantismo musical europeu do século XIX.

Era filho de Johan Jacob, um contrabaixista que ganhava a vida a tocar para marinheiros em bares e tavernas do porto.

Quando faz sete anos de idade, o pai, que há muito se apercebera da propensão que o filho tinha para a música, solicita ao professor Otto Cossel que lhe dê lições de piano.

Aos 10 anos, Johannes dá o seu primeiro concerto público com interpretações de Beethoven e Mozart, começando a trabalhar ao lado do pai nos bares noturnos.

Durante o dia, tem aulas com Eduard Marxsen, regente da Filarmônica de Hamburgo que lhe fornece as primeiras noções de composição.

Com o violinista húngaro Eduard Reményi, realiza uma tournée pela Alemanha, onde contacta com Joseph Joachim (violinista que viria a ser um dos seus maiores amigos), com Liszt e com os Schumann.

Em 1853, Robert e Clara Schumann consideram-no um génio e recomendam aos seus editores as obras que este entretanto havia composto.

Em 1856, após a trágica morte de Schumann, consegue o emprego de mestre de capela do principado de Lippe-Detmold.

Em 1860, assina, juntamente com Joachim e outros dois músicos, um manifesto contra a chamada escola neo-alemã, de Liszt e Wagner. Esta conduta valeu-lhe ser considerado reacionário. O seu bom nome só seria recuperado no século XX através do ensaio de Schoenberg - Brahms, o Progressista.

Em 1863, obtém, em Viena, um emprego como diretor da Singakademie, desempenhando as funções de regente do coro e organizador de programas.

Um ano mais tarde, desiste deste trabalho para se dedicar inteiramente à composição, passando a viver unicamente da edição das suas obras e dos concertos e recitais que organizava.

Em 1868, com a estreia de Um Réquiem Alemã passa a ser considerado um grande compositor, sendo convidado a dirigir, em 1872, a instituição musical vienense Sociedade dos Amigos da Música, onde permanece até 1875.

Em 1876, estreia a sua Primeira Sinfonia, que constitui um grande sucesso, passando a ser considerado como sucessor de Beethoven.

Brahms continuou a obra de Schubert e contribuiu para a divulgação da música de Bach.

Em 1890, conclui o Quinteto de Cordas op. 111 e, no ano seguinte, escreve quatro obras-primas: duas Sonatas para Clarineta e Piano, o Trio para Clarineta, Cello e Piano, e o Quinteto para Clarineta e Cordas.

Ombreando com Beethoven e Bach, este compositor dedica a si mesmo, em 1896, a sua última obra, a coletânea Quatro Canções Sérias, como prenúncio da sua morte que ocorreria em Viena, a 3 de abril de 1897.




TOPO