Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 9 de maio de 1950



Nascimento da Europa Comunitária

A 9 de maio de 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, profere, em francês, uma declaração propondo a criação da CECA – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, tendo em vista a criação de um mercado comum do carvão e do aço.

A França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo foram os membros fundadores desta comunidade.

A braços com a devastação causada na Europa pela II Guerra Mundial e receosos de que a tradicional rivalidade entre a França e a Alemanha desse origem a nova guerra, pensou-se que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida das populações dos vários países intervenientes e constituiria – como de facto aconteceu – o primeiro passo para uma Europa mais unida, deixando em aberto a possibilidade de adesão de outras nações do velho continente.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Fontes documentais




TOPO