Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 16 de maio de 1979



A Assembleia da República aprova, na generalidade, o projeto de lei das bases do Serviço Nacional de Saúde

A 16 de maio de 1979, a Assembleia da República aprova, na generalidade, o projeto apresentado pelo Partido Socialista da lei das bases do Serviço Nacional de Saúde.

Votaram a favor o PS, PCP, UDP e os deputados independentes Lopes Cardoso, Brás Pinto e Vasco da Gama Fernandes. O CDS votou contra. Abstiveram-se o PSD e os dissidentes desse partido e ainda Carmelinda Pereira e Aires Rodrigues.

António Arnaut, principal responsável por este projeto, afirma, na altura, estar convicto que o povo português e as forças democráticas saberiam defender esta conquista.

O Serviço Nacional de Saúde passaria a ter força legal após publicação da Lei n.º 56/79 no Diário da República n.º 214/1979, Série I, de 15 de setembro de 1979.

Leia também

MEDICINA E SAÚDE

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Medicina e Saúde que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Fontes documentais

Fonte 1: Diário de Lisboa n.º 19957, de 17-05-1979, pp. 1 e 24

Clique no logótipo a seguir inserido para aceder ao Diário de Lisboa de 17 de maio de 1979.

Se estiver a utilizar um smartphone (telemóvel/celular), depois de aceder ao Diário de Lisboa, prossiga com os seguintes passos:

    • Clique em no canto superior direito e
    • escolha a opção Site para computador.

Fonte 2: Legislação que criou este serviço

Fonte 3: Site do Serviço Nacional de Saúde




TOPO