Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Comemora-se a 25 de maio



Dia Mundial da Tiroide

A 25 de maio, comemora-se, desde 2008, o Dia Mundial da Tiroide, com o objetivo de alertar globalmente para a importância da glândula tiroideia e suas doenças.

A tiroide é uma das maiores glândulas endócrinas.

Para além da tiroide, algumas das principais glândulas que constituem o sistema endócrino são a hipófise, o hipotálamo, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo. Produzem secreções denominadas hormónios que são disponibilizadas na circulação sanguínea.

No caso da tiroide, constituída por dois lobos localizados no pescoço, em frente à traqueia, os hormónios produzidos são principalmente a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3), que estimulam o metabolismo corporal.

Os sistemas nervoso e endócrino comandam as modificações necessárias para que o corpo se ajuste a diferentes condições. Em parceria, eles recebem e analisam estímulos externos (como luz, som e temperatura) e internos (dor ou carência de nutrientes, por exemplo) e elaboram uma resposta apropriada a cada situação.

O hipertiroidismo (tiroide muito ativa) e hipotiroidismo (tiroide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tiroide.

Leia também

OUTRAS DATAS COMEMORATIVAS

Estamos a reunir diariamente, num único local, as Datas Comemorativas que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Fontes documentais




TOPO