Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 31 de maio de 1934



Nascimento da cantora brasileira Mara Abrantes
Vivia, desde 1958, em Portugal

A 31 de maio de 1934, nasce, no Rio de Janeiro, a cantora Mara Dyrce Abrantes da Silva Santos, mais conhecida simplesmente por Mara Abrantes. Vivia em Portugal desde 1958.

O seu pai, assim como outros membros da sua família tocavam em diversas bandas das forças armadas brasileiras.

Durante o Ensino Primário estuda Educação Musical, tendo integrado, como solista, o Coro do Ministério da Educação.

Enquanto frequenta o corso para professora primária, recebe formação artística no Teatro de Preparação de Estudantes.

Aos 16 anos de idade, ganha o concurso A Hora dos Caloiros da TV Tupi, começando a marcar presença em pequenos papéis televisivos.

Passa, a partir de então, a ser chamada para atuar em diversos espaços noturnos, como A Cantina do César e o Estúdio do Teo.

Começa por interpretar diversos temas do compositor Tom Jobim e, mais tarde, o maestro Napoleão Tavares, leva-a a atuar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, iniciando um percurso por diversas rádios e teatros cariocas onde a sua voz e presença graciosa lhe granjeiam muitos elogios.

Para além de ter sido cabeça de cartaz em diversos teatros de Revista, participa, como atriz, entre 1952 e 1056, em cinco filmes.

Em 1954, grava um disco com os temas Sal e pimenta e Um tiquinho mais. Esta última canção é censurada pelo governo brasileiro de então, projetando a sua carreira para fora dos circuitos noturnos cariocas.

Em 1958, é contratada para atuar, durante três meses, em Portugal. Esse breve período haveria de se prolongar para o resto da sua vida.

Grava vários discos para a editora Valentim de Carvalho e colabora com o conjunto português Thilo's Combo.

Em 1967, grava, para a editora Alvorada, uma versão de Natal Feliz e lança o EP Sentimental Demais acompanhada pelo Conjunto Shegundo Galarza.

Grava, nesse ano, grandes êxitos como Quem É Homem Não Chora, Máscara Negra, Disparada e Maria do Maranhão.

Acompanhada pela Orquestra Marfer, dirigida por Ferrer Trindade, grava diversos temas do Festival RTP da Canção de 1968.

Participa no disco O Nazareno, de Frei Hermano da Câmara, desempenhando o papel da Samaritana.

Em 1979, obtém o Disco de Prata com o single Os Amantes

O disco seguinte, Horóscopo, mais conhecido pelo refrão Diga em que mês e que ano você nasceu, constitui outro assinalável êxito.

Em 1980, canta Amor, Amor à Portuguesa, banda sonora da telenovela Moita Carrasco, inserida no programa Eu Show Nico de Nicolau Breyner. Esta sua intervenção renova a sua já intensa popularidade. Até aí, a televisão portuguesa apenas apresentara telenovelas brasileiras, Este esboço de novela à portuguesa, demonstra a capacidade de Portugal para produzir este tipo de conteúdo. A presença da brasileira Mara Abrantes pode ser vista como um elo de ligação entre as telenovelas em língua portuguesa dos dois lados do Atlântico.

Em 1981, Mara Abrantes lança uma versão de Guerra dos Meninos de Roberto Carlos, com a intervenção da sua filha Magda Teresa e do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

Em 1983, grava a sua versão de Tudo Para, tema popularizado por Roberto Carlos.

Em 1997, Mara Abrantes é editada pela Movieplay, na sua já longa série O Melhor dos Melhores, interpretando os seguintes temas:

Faleceu, a 28 de abril de 2021, aos 86 anos de idade, no Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.

Ligações externas




TOPO