Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 27 de junho de 1955



Nascimento da atriz, apresentadora e produtora de televisão Teresa Guilherme

A 27 de junho de 1955, nasce, em Sobreira, uma freguesia portuguesa do concelho de Paredes, a apresentadora, produtora de televisão e atriz Teresa Guilherme.

Nasceu num ambiente ligado ao mundo do espetáculo: é filha de Luís Guilherme e de Lídia Ribeiro, tendo tido como padrinho Tony de Matos, último companheiro de sua mãe.

Durante a sua infância, repartida entre Portugal e o Brasil, demonstrou mais interesse na montagem dos espetáculos por detrás dos palcos que em seguir uma carreira artística idêntica à dos seus pais.

Em 1978, quando tinha 23 anos de idade, Raul Durão abre-lhe as portas da RDP, onde inicia uma carreira como produtora no programa radiofónico Vozes e Nozes, seguida da produção de programas de Nicolau Breyner.

Na década de 80, funda a empresa Teresa Guilherme, Lda., dedicada à produção de festas e espetáculos.

Em 1991, cria e produz Acontecimentos, Limitada, um programa semanal para a RTP destinado ao público jovem. Nesse ano, a sua cara passa a ser conhecida do grande público ao apresentar, em frente às câmaras, o programa da sua autoria Eterno Feminino.

Ainda em 1991, produz, na RTP, diversos programas televisivos, com destaque para Sim ou Sopas.

Em 1993, inicia uma parceria com Manuel Luís Goucha no programa da RTP Olha que Dois, o primeiro que apresenta sem ser produzido por si.

Nesse mesmo ano, na SIC, começa a apresentar o programa diário E o Resto é Conversa que atingiria quase 200 edições.

No final de 1994, apresenta, na SIC, um dos seus maiores sucessos televisivos: o concurso Não Se Esqueça da Escova de Dentes que teve um impacto estrondoso junto do público, não só por se tratar de uma inovação como igualmente pelo desempenho de excelência que Teresa Guilherme lhe emprestava.

Em 1998, produz outro sucesso: Ai os Homens, apresentado por José Figueiras.

Muitas outras produções suas passaram a fazer parte da grelha das três canais generalistas portugueses (RTP, SIC e TVI).

O seu desempenho na TVI como apresentadora do inovador Big Brother, uma produção da Endemol, transformou-a numa das mais populares figuras públicas portuguesas.

Em 2004, estreia-se como apresentadora da reposição do concurso Um, Dois, Três na RTP1 e, dois anos mais tarde, dá início a uma carreira como atriz de teatro ao lado de Miguel Falabella, na peça A Partilha.

Em 2010, substitui, na TVI, Júlio Pinheiro na apresentação da segunda edição de Secret Story - Casa dos Segredos. O êxito que obteve foi tão grande que a convidaram para apresentar as séries seguintes deste formato televisivo.

Em 2015, apresenta, igualmente na TVI, The Money Drop - Entre a Ganhar e, no mesmo ano, o reality show A Quinta, seguido, em 2016, de A Quinta: O Desafio, e de Love On Top.

De 2015 a 2018, apresenta, na TVI, sucessivamente, A Quinta, Juntos Fazemos a Festa, Love On Top (três temporadas), Secret Story (6.ª edição), Especial de Natal, Secret Story (Desafio Final), Biggest Deal e A Casamenteira, para além de outras intervenções.

Desde 2020, apresenta, na TVI, o Big Brother.




TOPO