Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 28 de junho de 1914



O assassinato do arquiduque Francisco Fernando e sua esposa em Sarajevo marca o início da Primeira Grande Guerra

A 28 de junho de 1914, o nacionalista jugoslavo (iugoslavoPT-BR) Gavrilo Princip assassina, em Saraievo (SarajevoPT-BR), na Bósnia, o arquiduque Francisco Fernando da Áustria (herdeiro do trono austro-húngaro) e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg.

Este assassinato deu origem, de imediato, a um ultimato do Império Àustro-Húngaro contra o Reino da Sérvia.

As políticas de aliança firmadas ao longo dos séculos foram acionadas, levando a que inúmeros países interviessem nesta contenda, especialmente aqueles cujas políticas imperialistas entravam em choque entre si, como o Império Russo, o Império Alemão, o Império Otomano, o Império Austro-Húngaro, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália.

O conflito, que ficaria conhecido na História como Primeira Grande Guerra, rapidamente ultrapassou as fronteiras da Europa, abrangendo todo o mundo onde os beligerantes possuíam colónias.

O armistício entre as forças em guerra é assinado a 11 de novembro de 1918, após terem morrido 10 milhões de civis, 9 milhões de soldados e terem ficado feridos outros 21 milhões, muitos deles mulheres e crianças indefesas que apenas ambicionavam viver o seu dia-a-dia em paz.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO