Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 6 de julho de 2000



Morte do pianista polaco Wladyslaw Szpilman

A 6 de julho de 2000, morre, em Varsóvia, aos 88 anos, o pianista polaco Wladyslaw Szpilman.

Havia nascido a 5 de dezembro de 1911, em Sosnowiec, no seio de uma família judaica.

As primeiras lições de piano são-lhe dadas pela sua mãe. Mais tarde, entre 1926 e 1930, frequenta a Escola Superior de Música de Varsóvia. Após uma breve passagem por Berlim, em 1933, regressa a Varsóvia, onde prossegue os estudos até 1935, tornando-se pianista da Rádio Estatal Polonesa.

Após a invasão da Polónia pelos Nazis, os judeus de Varsóvia são obrigados a instalar-se num gueto e a Rádio Estatal Polonesa é encerrada. A última transmissão, ao vivo, que as pessoas ouviram, foi Noturno de Chopin, em dó menor, interpretado precisamente por Wladyslaw Szpilman.

Para sobreviver, Szpilman passa a exercer a sua atividade de pianista no café Nowaczesna, cuja existência, dentro do gueto, era autorizada pelos nazis.

Com o início do envio da população do gueto para um campo de concentração, esconde-se na casa de um casal, com quem travara amizade enquanto fora pianista da rádio polaca e, mais tarde, após o local ter sido descoberto, refugia-se em vários prédios abandonados.

No seu livro de memórias, The Pianist: The Extraordinary True Story of One Man’s Survival in Warsaw Szpilman descreve a ajuda que lhe foi dada por Wilm Hosenfeld, um capitão Nazi que habitava a casa em cujo sótão o judeu se refugiara. Quando aquele o descobre e fica a saber que é pianista, em vez de o denunciar, pede-lhe que passe a interpretar diariamente ao piano temas de Chopin, o seu compositor preferido. Graças a esta proteção, Wladyslaw Szpilman continua a permanecer escondido na residência daquele oficial até ao fim da guerra, sendo por este alimentado.

Wilm Hosenfeld, assim como muitos outros oficiais, é preso pelos soviéticos. Szpilman tenta obter a sua libertação, alegando a ajuda que este lhe dera, mas sem sucesso.

Em 2002, o realizador Roman Polanski produz o filme O Pianista baseado nas memórias de Szpilman, com Adrien Brody no papel de protagonista.

Em1945, Wladyslaw Szpilman ingressa novamente na Rádio Polonesa, atuando, até 1963, como diretor do departamento de música daquela estação.




TOPO