Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 9 de julho de 1832



Guerra civil portuguesa: forças liberais de D. Pedro IV ocupam o Porto

Quando D. Miguel toma conhecimento que o seu irmão D. Pedro IV, à frente de soldados açorianos, havia partido em direção ao Continente, supõe que estas forças se dirigiriam para Lisboa, pelo que reúne nesta cidade a maioria do exército que lhe era fiel, inclusivamente guarnições oriundas do Porto. Mas foi precisamente na Praia da Memória, junto à capital do norte. que os liberais desembarcam, tendo chegado a esta cidade às primeiras horas da manhã do dia 9 de julho de 1832.

O visconde de Santa Marta, comandante supremo da dIvisão miguelista que operava na região entre a Figueira da Foz e Vila do Conde, tendo a sua guarnição desfalcada dos elementos que se tinham dirigido para Lisboa, resolve abandonar a cidade do Porto, fixando-se em Vila Nova de Gaia. Desse local, ordena que seja feito fogo sobre a cidade para tentar suster os liberais mas estes, ao meio-dia, alcançam a Praça Nova, atual Praça da Liberdade, passando a controlar toda a cidade do Porto.

Durante um ano, as forças liberais de D. Pedro IV resistiram na cidade do Porto ao avanço das tropas absolutistas fiéis a D. Miguel.

Este acontecimento ficou conhecido na História de Portugal por Cerco do Porto, tendo aí combatido, pelo lado dos liberais, importantes figuras da época como Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Joaquim António de Aguiar.

A heroica resistência dos portuenses contribuiu, decisivamente, para a vitória da causa liberal em Portugal.




TOPO