Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 10 de julho de 2004



Morte de Maria de Lourdes Pintasilgo

A 10 de julho de 2004, morre, em Lisboa, Maria de Lourdes Ruivo da Silva de Matos Pintasilgo, mais conhecida apenas por Maria de Lourdes Pintasilgo.

Foi a única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal e a segunda em toda a Europa, após Margaret Thatcher.

Havia nascido em São João, Abrantes, a 18 de janeiro de 1930.

Em 1937, a sua família passa a viver em Lisboa, tendo Maria de Lourdes frequentado a instrução primária no Colégio Garrett e, posteriormente, o liceu no D. Filipa de Lencastre, onde foi considerada a melhor aluna.

Com apenas 23 anos de idade, licencia-se, em 1953, em Engenharia Químico-Industrial, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Entre os 250 alunos do seu curso, apenas 3 eram mulheres.

Em julho de 1954, foi nomeada chefe de serviço no Departamento de Investigação e Desenvolvimento da CUF - Companhia União Fabril, tendo sido a primeira mulher admitida nos quadros superiores desta empresa.

Entre os elevados cargos profissionais e políticos que desempenhou ao longo da sua carreira, salienta-se a chefia do V Governo Constitucional, de 1 de agosto de 1979 e 3 de janeiro de 1980 e o cargo de deputada no Parlamento Europeu, entre 1987 e 1989.

Concorreu às eleições presidenciais de 1986. As sondagens posicionavam-na entre os favoritos, mas a falta do suporte de uma máquina partidária não lhe permitiu obter um bom resultado.




TOPO