Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 19 de julho de 2022



Morte de Maria de Lourdes Modesto.

Faleceu hoje, dia 19 de julho de 2022, aos 92 anos de idade, Maria de Lourdes Modesto, considerada "A Diva da Gastronomia Portuguesa".

Havia nascido a 1 de junho de 1930, em Beja.

Apresentou, durante 12 anos, na estação de televisão pública, o mais popular programa de culinária de Portugal.

Foi, ainda, professora de Economia Doméstica no Liceu Francês Charles Lepierre, em Lisboa.

Entre os diversos livros de cozinha portuguesa que escreveu, destacamos a Grande Enciclopédia da Cozinha e a Cozinha Tradicional Portuguesa, o livro de culinária mais vendido em Portugal.

A 9 de Junho de 2004, foi feita Comendador da Ordem do Mérito.

Há alguns anos atrás, durante uma entrevista televisiva, perguntaram-lhe qual o prato que escolheria se soubesse que essa seria a última refeição que tomaria antes de morrer. A jornalista esperava, certamente, que ela escolhesse um dos muitos e deliciosos pratos da cozinha tradicional portuguesa que tão bem sabia fazer. Qual não foi, porém, o seu espanto, quando esta lhe respondeu, de imediato, com a simplicidade que sempre a acompanhou ao longo da vida, que optaria por «pão alentejano com azeitonas», uma iguaria que ela certamente colocava à frente de todas as outras.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO