Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 26 de julho de 1139



Nascimento da Nação Portuguesa

Alguns historiadores consideram que o Nascimento da Nação Portuguesa teria ocorrido a 24 de junho de 1128, quando D. Afonso Henriques vence a sua mãe na Batalha de São Mamede, perto de Guimarães.

Embora após aquela batalha D. Afonso Henriques se tenha esforçado no sentido de transformar o Condado Portucalense num Reino independente, só mais tarde tal se efetivou.

Três momentos fulcrais na Fundação e reconhecimento de Portugal como Nação.

A 26 de julho de 1139, no dia seguinte à batalha de Ourique, D. Afonso Henriques, possuidor já de um território mais vasto, é aclamado, pela primeira vez, Rei de Portugal, pelo que esta data pode ser considerada como a do nascimento do nosso País, pois, para haver um Reino, é necessário existir um Rei.

A 5 de outubro de 1143, Afonso VII, pelo Tratado de Zamora, reconhece oficialmente D. Afonso Henriques como Rei. Note-se, no entanto, que Afonso VII, Rei da Galiza desde 1111, Rei de Leão desde 1126 e Rei de Toledo e Castela desde 1127, havia-se coroado imperador da Toda a Hispânia em 1135, tendo os diversos reis peninsulares ficado a prestar-lhe vassalagem. Embora D. Afonso Henriques não tivesse ficado obrigado a conceder-lhe obediência, o facto de aquele se ter tornado Imperador da TODA a Hispânia, representava sempre um perigo para a independência de Portugal.

Em 1179, o papado, através da bula Manifestis Probatum, reconhece, em definitivo, a independência de Portugal, ficando D. Afonso Henriques e toda a sua descendência obrigada a prestar vassalagem ao Papa, pagando uma contribuição monetária anual. Como ninguém podia ter dois senhores, a independência de Portugal fica assegurada. Porém, como se irá demonstrar em artigos posteriores, a independência nunca foi plena, pois a Igreja sempre se imiscuiu nos assuntos internos do País.

Leia também

Deposição do rei D. Sancho II de Portugal




TOPO