Início Efemérides

EFEMÉRIDES

A última experiência com aeróstatos realizada em Lisboa por Barlolomeu de Gusmão aconteceu a 8 de agosto de 1709



A Passarola de Bartolomeu de Gusmão

Em 1709, o Padre Bartolomeu de Gusmão (1685-1724), nascido em Santos, no Brasil, viaja para Lisboa, onde pede uma “petição de privilégio” para um “instrumento para se andar pelo ar”. Esta petição, que nos nossos dias designamos como um “pedido de patente”, referia-se a uma estrutura que, no seu conjunto, era mais leve que o ar, permitindo, de acordo com o princípio de Arquimedes, subir verticalmente ou navegar a uma altura constante do solo, aquilo que hoje designamos como balão ou aeróstato. Esta petição é-lhe concedida a 19 de abril.

Em agosto desse ano, Bartolomeu de Gusmão faz, perante a corte portuguesa, cinco experiências com balões de pequenas dimensões por ele construídos:

A notícia deste invento rapidamente se espalha pela Europa, passando a ser retratado em gravuras fantasiosas como uma barca em forma de pássaro. É destes desenhos que advém o nome pelo qual ficará conhecido: Passarola.

Leia também

AERONÁUTICA
História da Aviação e da Aerostação

Estamos a reunir diariamente, num único local, os artigos sobre Aeronáuica que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides. Esta tarefa estará concluída a 31 de dezembro de 2022.




TOPO