Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 13 de agosto de 1926



Nascimento de Fidel Castro

A 13 de agosto de 1926, nasce, em Birán, Holguín, o advogado e político cubano Fidel Alejandro Castro Ruz.

Filho de um fazendeiro rico, estudou Direito na Universidade de Havana, altura em que adota posições anti-imperialistas, assumindo-se politicamente de esquerda.

Cuba era, na altura, governada por Fulgencio Batista, um político de direita. Para o derrubar, Fidel encabeça, em 1953, um ataque ao Quartel de Moncada. O fracasso desta tentativa de golpe de Estado tem como consequência a sua prisão.

Em 1953, viaja para o México onde organiza com o seu irmão Raúl Castro e Che Guevara um grupo revolucionário que fica conhecido por Movimento 26 de Julho.

De regresso a Cuba, lidera um movimento de guerrilha sediado na Serra Maestra, acabando por derrotar as forças militares de Batista em 1959.

Fidel de Castro assume o poder político e militar em Cuba, passando a receber o apoio da União Soviética, o que não agradou aos Estados Unidos que viam com preocupação a existência de um país comunista perto do seu território.

Fidel desempenhou as funções de Primeiro-Ministro de Cuba entre 1959 e 1976 e Presidente do Conselho de Estado entre 1976 e 2008.

Faleceu a 25 de novembro de 2016.