Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 18 de agosto de 2018



Morte de Kofi Annan, um ser humano excecional

A 18 de agosto de 2018, Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas entre 1997 e 2006, morre em Berna, Suíça, vítima de doença breve, segundo comunicado oficial. Tinha 80 anos.

Ficará para sempre ligado à independência de Timor-Leste: foi ele que, no tempo em que António Guterres era o primeiro-ministro, organizou, por iniciativa de Portugal e o apoio da maioria dos países do Mundo, o referendo que iria libertar aquele país do domínio indonésio.

Visitou Portugal por 3 vezes, tendo sido condecorado, em 2005, pelo Presidente da República portuguesa Jorge Sampaio com o Grande Colar da Ordem da Liberdade pelo empenho demonstrado na questão de Timor-Leste.

Recebeu, em 2001, o Nobel da Paz em conjunto com a própria Organização das Nações Unidas pela criação do Fundo Global de luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária.

Assumira recentemente o papel de emissário da ONU à Síria, tendo posteriormente desistido dessa função devido a dificuldades inultrapassáveis que lhe foram impostas pelas partes em confronto.