Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 18 de agosto de 1955



Reabertura, em 1955, do Grande Hotel de Santa Luzia em Viana do Castelo, Portugal

Mandado construir em 1913 por Domingos José Morais, que fizera fortuna no Brasil, foi por este entregue à cidade de Viana do Castelo ainda inacabado.

Pouco depois da morte do seu fundador, acabou por ser encerrado.

Em 1917, é adquirido por um grupo de capitalistas do Porto que inicia a sua recuperação.

Nos anos 50, o Hotel recebe novamente grandes obras de beneficiação levadas a cabo pelo Ministério das Obras Públicas, sendo solenemente reaberto a 18 de agosto de 1955.

O Diário de Lisboa desse dia informa que a diária a praticar oscilaria entre os 80 e os 200 escudos. Esse valor era incomportável para a maioria da população sujeita a enorme pobreza e, mesmo para a reduzida classe média existente na altura em Portugal – destinatária oficial deste Hotel – constituiria um sacrifício monetário elevado.

Restava, assim, uma única classe social de utilizadores: os quadros superiores do Governo e da Administração Pública do Estado Novo e o patronato que os apoiava.

Desde 1979, encontra-se inserido na rede de Pousadas de Portugal.

Na atualidade, continua a prestar um excelente serviço hoteleiro mas, infelizmente, o elevado preço das diárias, não permite ainda, para a maioria da população, uma estadia muito prolongada.

Fonte: Diário de Lisboa n.º 11747, de 18-08-1955, 35º ano de publicação.p. 8