Início Busca Magazine Efemérides

MAGAZINE
efemérides

Aconteceu a 19 de agosto de 1969



Fundação da EMBRAER, Empresa Brasileira de Aeronáutica

A 19 de agosto de 1969, o governo brasileiro autoriza, através do Decreto-Lei n.º 770, a constituição da EMBRAER, Empresa Brasileira de Aeronáutica.

Com sede em São José dos Campos (Estado de São Paulo), a EMBRAER constrói aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares e ainda peças aeroespaciais, ocupando a quarta posição mundial no setor, a seguir à Boing, Airbus e Bombardier.

A EMBRAER possui diversas unidades no Brasil e no exterior, incluindo joint ventures na China e em Portugal. Neste último país, possui fábricas em Alverca e Évora.

A 5 de julho de 2018, a Embraer anunciou um acordo de intenções com a Boeing para a criação de uma joint-venture. Através deste negócio, avaliado 4,75 bilhões1 de dólares, a Boing ficaria com 80% desta empresa brasileira.

Para que esta operação se tivesse concretizado até fins de 2019, teria sido necessário que os acionistas de ambas as empresas concordassem e ainda que o governo brasileiro extinguisse a participação que possui na EMBRAER (golden share), o que só seria possível mediante decisão do Tribunal de Contas.

Alguns setores da população receavam que os serviços de aviação comercial brasileira fossem retirados do país, gerando prejuízos que iriam desde a perda do polo tecnológico até a extinção de aproximadamente 26 mil postos de trabalho. Porém, A 24 de abril de 2020, o acordo foi rescindido unilateralmente pela Boeing, mantendo a joint venture apenas para comercialização do cargueiro militar C-390.

1 Em Portugal, um bilhão é equivalente a mil milhões.




TOPO