Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Noticiada a 21 de agosto de 1955



Experiência de TV na Feira Popular de Lisboa

O Diário de Lisboa de 21-08-1955 noticia que «foi levada a efeito na Feira Popular de Lisboa [...] uma interessante experiência de TV com um equipamento de televisão industrial» de uma conhecida marca alemã.

Segundo o mesmo jornal, participaram neste evento a locutora Maria Leonor e os técnicos João Terramoto, António Marques e Mário Moreira.

Conhecidos artistas da época deram o seu contributo para que esta experiência televisiva fosse um sucesso: Angelita Artero, Juanito Fenollora, Manuel Lereno, Arménio Silva e o conjunto de Bártola Valença, Rapazes do Ritmo.

Foto do Diário de Lisboa que acompanha esta notícia

Fonte: Diário de Lisboa n.º 11750, de 21-08-1955, p. 2

Consulte o Diário de Lisboa deste dia

Clique no logótipo a seguir inserido para aceder ao Diário de Lisboa de 21 de agosto de 1955.

SE ESTIVER A UTILIZAR UM SMARTPHONE
(TELEMÓVEL/CELULAR)
,

após ter entrado no site do Diário de Lisboa, prossiga com os seguintes passos:

    • Clique no canto superior direito do ecrã e
    • escolha a opção Site para computador.

Informações Complementares

A 15 de Dezembro de 1955, é constituída, por iniciativa do Governo, a RTP - Radiotelevisão Portuguesa, SARL.

Antes de iniciar as emissões regulares, a 7 de março de 1957, a RTP realizou sessões experimentais a partir da Feira Popular de Lisboa, em Palhavã, onde hoje se encontra a Fundação Calouste Gulbenkian. Muitos lisboetas (e não só…) ainda se recordam desses velhos tempos.

Nos anos seguintes, continuaram a ser realizados diretos da Feira Popular de Lisboa: entre 1958 e 1959, a partir do Jardim da Estrela e posteriormente de Entrecampos, locais onde esta feira se realizou desde que saiu de Palhavã.

Ficamos à espera de um novo direto da RTP (e de outras estações televisivas) a partir de Carnide, quando a nova Feira Popular de Lisboa aí abrir…

A imagem que acompanha o topo deste artigo "O programa segue dentro de momentos" foi muito utilizada nos primórdios da RTP em Portugal.

Leia também

Comunicação Social
O Leme disponibiliza o acesso a dezenas de jornais, rádios e TVs




TOPO