Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 31 de agosto de 1945



Nascimento de Sérgio Godinho

A 31 de agosto de 1945, nasce, no Porto, o escritor, compositor, cantor, ator e realizador português Sérgio de Barros Godinho mais conhecido por Sérgio Godinho.

Oriundo de uma família onde a musicalidade imperava (a mãe recebera formação nesta área e o pai era grande apreciador de música clássica), Sérgio Godinho é ambientado, desde criança, por melodias de origem francófona e anglo-saxónica.

Poderia ter-se licenciado em Economia mas, aos vinte anos, abandona a Universidade para fugir para a Suiça, único meio que encontra para evitar ser mobilizado para a Guerra Colonial.

Estuda Psicologia em Genebra, onde usufrui a oportunidade de ter Jean Piaget como um dos seus professores.

Volvidos nove anos, vai viver para Paris, onde integra, durante dois anos, o elenco da comédia musical Hair

Na capital da França, priva, entre outros músicos portugueses, com José Mário Branco, que desempenharia um papel relevante, na sua vida futura, como parceiro musical.

É na Cidade da Luz, tão propícia a atividades culturais, que Sérgio Godinho se sente motivado para escrever as suas primeiras composições, utilizando, para o efeito, a língua francesa.

Em 1971, participa, como músico e como autor de quatro das letras, no álbum de José Mário Branco, intitulado Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Neste mesmo ano, púbica o seu primeiro EP (Extended Play), Romance de Um Dia na Estrada e o seu primeiro LP (Long Play), Os Sobreviventes, tendo este trabalho sido eleito como «Melhor disco do ano» e Sérgio Godinho como «Melhor autor do ano».

O álbum Pré-histórias, editado em 1972, inclui temas inesquecíveis como A Noite Passada e O Homem dos 7 Instrumentos. Nesse ano, colabora com José Mário Branco, mais uma vez como letrista, no álbum Margem de certa maneira.

Em 1973, estabelece-se no Canadá. Conhece aí Shila, sua futura mulher, e integra uma comunidade hippie em Vancouver.

Regressa a Portugal após a Revolução do 25 de Abril de 1974, prosseguindo uma carreira pautada por constantes sucessos.

No plano literário, para além das letras das suas canções, escreveu livros para crianças, contos e dois romances: Coração mais que perfeito (2017) e Estocolmo (2019).

A 9 de Junho de 1994, é feito Oficial da Ordem da Liberdade.

DISCOGRAFIA SELECIONADA

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.





TOPO