Início Efemérides

EFEMÉRIDES



Bicentenário da Independência do Brasil

LER E ESCREVER COMENTÁRIOS

A 12 de outubro de 1798, nasce, no Palácio de Queluz, perto de Lisboa, Dom Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, que seria o primeiro Imperador do Brasil, como D. Pedro I e, ainda, o vigésimo oitavo Rei de Portugal, como D. Pedro IV.

Era o quarto filho do Rei D. João VI de Portugal e de D. Carlota Joaquina.

Em 1807, as tropas francesas invadem Portugal com o intuito de exigir a abdicação do rei, mas a família real muda-se para o Brasil, impossibilitando que os generais cumpram a ordem emitida por Napoleão que, na altura, tentava conquistar grande parte da Europa.

Dom Pedro, ainda infante, passa a viver na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.


D. Pedro, primeiro imperador do Brasil

Casa-se, por procuração, no dia 13 de maio de 1817, com Maria Leopoldina da Áustria, com quem tem sete filhos: D. Maria, D. Miguel, D. João Carlos, D. Januária, D. Paula, D. Francisca e D. Pedro.

D. Pedro teve inúmeras aventuras extraconjugais, com destaque, pela sua longividade, para Domitila de Castro, Marquesa de Santos. Uma telenovela brasileira, transmitida em Portugal e em outros países de língua portuguesa, retrata ficcionalmente esse relacionamento. O Solar da Marquesa de Santos em São Paulo faz parte do roteiro turístico daquela cidade.

Na sequência da Revolução de 1820 em Portugal, as Cortes determinam o seu regresso à metrópole, mas D. Pedro recusa-se a embarcar para a Europa e, a 7 de setembro de 1822, declara a Independência do Brasil, constituíndo-se como seu primeiro imperador, até à data da sua abdicação para Pedro II, em 1831.

Após a morte de D. João VI, em 1826, D. Pedro é designado rei de Portugal pela regente D. Isabel Maria, subindo ao trono como D. Pedro IV. Outorga aos portugueses uma Carta Constitucional e abdica do trono a favor de sua filha, D. Maria da Glória (futura rainha D. Maria II), mas a guerra civil travada entre liberais, liderados por D. Pedro, e absolutistas, liderados por seu irmão D. Miguel, que também pretendia o trono, adia a coroação de D. Maria até 1834.

A 24 de setembro de 1834, D. Pedro morre, em Queluz, no mesmo palácio onde nascera.

Outros artigos sobre História

IMAGEM DO BRASIL

Para que os portugueses possam conhecer um pouco melhor esta maravilhosa nação irmã da América do Sul, publicam-se, a seguir, algumas imagens de Manaus, Brasília e Salvador.

ESTADO DO AMAZONAS
MANAUS
Iranduba
Lago Janauari

O Lago Janauari fica situado em Iranduba, município do Estado do Amazonas pertencente à Região Metropolitana de Manaus.

ESTADO DO AMAZONAS
MANAUS
Feira da Manaus Moderna
Mercado de peixe, frutas e hortaliças

DISTRITO FEDERAL
BRASÍLIA
Santuário de São Bosco

Este santuário foi criado pelo arquiteto urbanista e professor brasileiro Lúcio Costa, conhecido internacionalmente por ter idealizado o projeto urbanístico da cidade de Brasília e coordenado uma equipa de arquitetos que contava com outros nomes sonantes, como Oscar Niemayer e Ícaro de Castro Mello.

ESTADO DA BAHIA
SALVADOR
Forte e Farol de Santo António da Barra

O Forte e Farol de Santo António da Barra...

... localiza-se na ponta do Padrão, em Salvador, Estado da Bahia

Foi reconstruído em alvenaria de pedra e cal, a partir de 1596, durante o Governo Geral de D. Francisco de Sousa.

Neste local, o navegador Gonçalo Coelho fizera erguer, a 1 de Novembro de 1501, um padrão de posse para a Coroa Portuguesa.

No Forte de Santo António da Barra...

... foi construído o Farol da Barra.

Canhões de origem portuguesa no Forte de Santo António da Barra.

No interior do Forte de Santo António da Barra fica o Museu Náutico. Na imagem, a Carta Náutica da Baía de Todos os Santos.

Percurso marítimo de Pedro Álvares Cabral até Porto Seguro, na viagem ao Brasil em 1500. À direita, uma das naus da armada.




TOPO