Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 11 de setembro de 1788



Morte de D. José, Príncipe do Brasil

A 11 de setembro de 1788, morre, em Lisboa, vitimado pela varíola, D. José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio de Bragança, filho primogénito da rainha D. Maria I de Portugal e do seu consorte, D. Pedro III.

Na altura da sua morte, D. José tinha apenas 27 anos de idade. Se esta nefasta doença não o tivesse atingido, D. José teria sido, certamente, o sucessor de D. Maria I no trono de Portugal. Assim, o seu irmão D. João torna-se herdeiro da coroa e, mais tarde, rei de Portugal, com o nome de João VI.

D. José havia nascido no Palácio da Ajuda, em Lisboa, a 21 de agosto de 1761.

O seu avô materno, o rei D. José I de Portugal, concede-lhe, ao nascer, o título de Príncipe da Beira, sendo o primeiro homem a receber tal titularidade.

A sua mãe, D. Maria, já havia sido proclamada herdeira da coroa portuguesa, pelo que, na linha de sucessão direta, caberia a D. José tornar-se rei após a morte da sua progenitora.

O rei D. José I procurou que o seu neto recebesse uma educação adequada às suas futuras funções, indigitando António Domingues do Paço para o instruir na leitura e na escrita e Frei Manuel do Cenáculo para seu confessor e orientador no campo religioso.

A 21 de fevereiro de 1777, D. José, na altura com quinze anos de idade, casa-se, em Lisboa, com a sua tia materna, a atraente Infanta Maria Francisca Benedita, quinze anos mais velha. Deste casamento não houve descendência.

Três dias depois de se ter casado com Maria Francisca, o seu avô D. José I, que já se encontrava na altura muito doente, morre, ascendendo a sua mãe ao trono de Portugal.

Como novo príncipe herdeiro da coroa, D. José torna-se o 8.º Príncipe do Brasil e o 14.° Duque de Bragança.

No decorrer da sua curta vida são-lhe, ainda, atribuídos os títulos de 8.º Duque de Barcelos, 13.º Marquês de Vila Viçosa, 21.º Conde de Barcelos, 18.º Conde de Ourém, 15.º Conde de Arraiolos e 15.º Conde de Neiva.

A prematura morte de D. José contribui significativamente para a "loucura" da sua mãe, a Rainha D. Maria I.

A esposa de D. José, D. Maria Francisca Benedita, que ficaria conhecida como Princesa Viúva do Brasil, apenas faleceria em 1829, quando já tinha 83 anos de idade.

Leia também

HISTÓRIA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre História que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO