Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 14 de setembro de 1956



Nascimento de Zé Pedro dos Xutos & Pontapés

A 14 de fevereiro de 1956, nasce, em Lisboa, o músico e guitarrista português José Pedro Amaro dos Santos Reis, mais conhecido por Zé Pedro.

Filho de um militar, parte, ainda muito novo, para Timor-Leste, onde o seu pai estava destacado.

Regressa a Lisboa quando tinha 6 anos.

Cresce no bairro lisboeta dos Olivais, local onde, aos 22 anos de idade, funda a banda Xutos & Pontapés, transformando-se num ícone do rock português.

Para além de ter atuado também como DJ, manteve uma rubrica na rádio Radar e colaborou com a Antena 3, onde apresentou, em conjunto com Henrique Amaro, o programa MúsicaAvariada.

Participou, com Kalú, na banda Palma’s Gang de Jorge Palma.

Gravou uma versão de Call Up dos The Clash com a participação de Jorge Coelho, Fred Ferreira, Alexandre Soares, Gui e Pedro Gonçalves.

Em 2004, participa no filme Sorte Nula, de Fernando Fragata, interpretando um recluso evadido. Os Xutos & Pontapés, intervêm nessa mesma película, criando a respetiva banda sonora.

Em 2011, forma o grupo Ladrões do Tempo, com Tó Trips, Pedro Gonçalves, Samuel Palitos e Paulo Franco que lançaria o tema Mora Na Filosofia inserido no álbum Convidado:Zé Pedro.

Foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito e a TAP Air Portugal deu o seu nome a um Airbus da sua frota.

Ao longo da sua vida, compõe alguns dos grandes êxitos dos Xutos como Submissão e Não Sou o Único, transformando a sua banda numa lenda do rock português que vem atravessando gerações e continua a persistir para além da sua morte, ocorrida a 30 de novembro de 2017, aos 61 anos de idade, quando ainda evidenciava muito empenho em presentear a música portuguesa com novos temas e a sua presença era incontornável nos maiores festivais realizados em Portugal.

Leia também

MÚSICA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Música que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO