Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 17 de setembro de 1901



Nascimento do escritor português José Régio

A 17 de setembro de 1901, nasce, em Vila do Conde, o escritor português José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira.

Régio abordou as diversas formas literárias: a poesia, o texto dramático e a ficção em prosa. Escreveu, ainda, Correspondência, Ensaios, Críticas e História da Literatura.

Em 1926, publica os seus primeiros textos poéticos: Poemas de Deus e do Diabo.

A sua obra Benilde ou a virgem-mãe estreia a 15 de novembro de 1947, no Teatro Nacional, em Lisboa, encenada por Amélia Rey-Colaço. Em 1975, Manoel de Oliveira haveria de realizar um filme baseado neste drama.

Na ficção, poderemos salientar Davam grandes passeios aos domingos (1941), considerada uma das suas obras mais relevantes.

Em 1965, Amália Rodrigues grava um LP que receberia o nome da composição de abertura: Fado português, da autoria de José Régio.

Em conjunto com Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, funda, em 1927, a revista Presença, que viria a ser publicada, de forma irregular, durante treze anos. Esta revista impulsionaria o segundo modernismo português.

Régio escreveu em praticamente todos os jornais e revistas importantes da sua época, sendo digna de relevo a sua participação na Seara Nova.

Faleceu a 22 de dezembro de 1969, em Vila do Conde.

Leia também

LITERATURA

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Literatura que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO