Início Efemérides

EFEMÉRIDES

Aconteceu a 20 de setembro de 1934



Nascimento de Sophia Loren

A 20 de setembro de 1934, nasce, em Roma, Sophia Loren, nome artístico de Sofia Constanza Brigida Villani Scicoloneuma, que se tornaria uma das mais conhecidas atrizes a nível mundial.

Quando tinha 14 anos de idade, concorre ao título de Miss Italia de 1950, tendo sido uma das finalistas.

Após ter frequentado aulas de teatro, é escalada, em 1951, como extra no filme Quo Vadis, surgindo o seu nome nos créditos finais. No mesmo ano, intervém em lui Era ... si! sì!, desempenhando o papel de uma odalisca.

Interpreta, seguidamente, pequenos papéis, até que, em 1953, protagoniza Aida, recebendo elogios da crítica especializada.

O seu primeiro trabalho de destaque, será, no entanto, no filme O Ouro de Nápoles, de 1954, dirigido por Vittorio de Sica.

Após ter participado em inúmeras películas, a fama internacional de Sophia Loren surge em 1962, quando recebe o Óscar de Melhor Atriz, pela sua atuação no filme Duas Mulheres.

O auge da sua carreira é atingido em 1964, quando recebe um milhão de dólares pela sua participação no filme A Queda do Império Romano.

Após ter constituído família, reduz a sua participação como atriz cinematográfica. Surgirá ainda, no entanto, em filmes como Prêt-à-Porter, Grumpier Old Men e Nine.

Leia também

TEATRO, CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO

Estamos a reunir, num único local, os artigos sobre Teatro, Cinema, Rádio e Televisão que têm vindo a ser publicados, com regularidade, no âmbito das Efemérides.




TOPO